domingo, 22 de novembro de 2009

DICAS DE CULINARIA

Afiando as pás do liquidificador

Quando usar ovos, lave as cascas, coloque dentro do liquidificador e triture. As pás ficam bem afiadas.

Panelas queimadas

Para limpar a panela queimada, salpique bicarbonato de sódio e jogue um pouco de água. Depois de algumas horas, lave normalmente. O queimado sai fácil. Caso a comida tenha grudado, encha a panela com água quente e duas colheres (sopa) de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e lave normalmente. Fica como nova!

Cozinha sem cheiro de fritura

Para a cozinha não ficar com cheiro de frituras, coloque em uma panela destampada 6 cravos e 1 colher de sopa de canela em pó, adicione água e deixe ferver.
O ambiente fica bem perfumado!

Ralador limpo

Antes de começar a usar o ralador, de uma pincelada nele com algumas gotas de óleo comum de cozinha. Dessa forma, o queijo não adere à superfície do utensílio, evitando aqueles pedacinhos do queijo perdidos nos buraquinhos, o que facilita a limpeza.

Para as frituras ficarem mais sequinhas

Depois de fritar coxinhas, bolinhos de queijo ou qualquer outro salgadinho, coloque em uma fôrma e leve para dourar na temperatura baixa.
Desta forma, fica mais crocante e o excesso de gordura é absorvido.

Pelar um tomate inteiro

Existem varias formas de pelar (descascar) um tomate inteiro, esta é a minha opção.
Com a lamina de uma faca bem afiada faça cortes ao comprido do tomate, como se fossem gomos de laranja mas somente á superficie da pele.
Coloque-os de seguida numa panela com agua fervente e poderá ver a pele a enrolar de imediato e a desprender-se do tomate, retire os tomates da agua quente e coloque-os de novo em agua, mas desta vez bastante fria para que o calor não os cozinhe.

Comida queimada

Muitas vezes ao aquecer comida ou em determinados pratos, a comida pega ao fundo do panela. Mexer para despegar do fundo da panela não é a solução pois o sabor a queimado espalhar-se-á por toda a comida...
O truque é não mexer mais e virar toda a comida boa para uma panela limpa e previamente aquecida e finalizar a cozedura. Perde-se alguma quantidade mas toda a comida queimada ficará agarrada á primeira panela, não libertando sabor desagradavel para o segundo.

Para não grudar peixes na grelha quando assá-los de brasa

Lave bem a grelha, e depois deixe-a no calor da brasa por cerca de 10 minutos.

Café especial

Café com chocolate:
Para dar um sabor especial ao cafezinho coloque no filtro, junto com o pó, uma colher pequena de achocolatado. Não exagere na quantidade. Fica suave e dá um gostinho todo especial.
Café com leite:
Para um delicioso café da manhã, coloque um pouco de leite condensado numa xícara, adicione um pouquinho de café solúvel e água quente. Misture tudo e saboreie esta delícia junto com pães, bolos ou biscoitos.
Café sempre quente:
Para o café ficar quente por mais tempo na garrafa térmica é muito simples. Coloque a água para ferver. Assim que começar a levantar fervura, lave a garrafa térmica em água corrente, despeje a água quente dentro e feche bem. Em seguida, faça o café. Assim que estiver pronto, retire a água e coloque o café.

Quando o fermento acaba....

O bicarbonato de sódio substitui o fermento.
Para fazer um bolo e o fermento acabou, adicione a mesma quantidade de bicarbonato de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário