domingo, 4 de outubro de 2009

comida Kosher

Os judeus mais tradicionais têm regras detalhadas para a alimentação e seguem rigorosamente normas cujas origens se encontram na Bíblia. Esses alimentos são chamados de Kosher, que originalmente significava "adequado" ou "permitido".
A comida Kosher é sempre mais cara pois existe um custo extra no ritual da morte do animal e na inspeção do produto. Nem todos os restaurantes de comida judaica oferecem comida Kosher e somente os judeus mais tradicionais seguem a risca os preceitos relativos à essa dieta.
A carne só pode provir de animais que ruminam, o que exclui o porco, a lebre, o coelho, etc. Das aves podem-se comer as não predatórias. Dos peixes os que possuem escamas e barbatanas, portanto estão eliminados polvos, mariscos, caranguejos, camarões, etc.
Os animais e as aves que não podem ser comidos são denominados impuros; tampouco se comem seus ovos ou bebem seu leite.
Toda comida feita de sangue também é proibida. Então ao abater os animais é extraído o máximo de sangue possível. O restante é retirado com água e sal. Os animais devem ser abatidos por um especialista, sob superintendência rabínica, de maneira rápida e indolor.

Um comentário:

  1. Quero saber se alimentos como feijão, arroz e açúcar precisam de selo rabínico para serem considerados kosher.

    ResponderExcluir